segunda-feira, 21 de junho de 2010

Primeira manhã em Vieste

Vieste é linda. Mas Polignano é melhor.
Vieste está localizada na zona do Gargano. Cheguei aqui a partir de Foggia, mas a cidade também é acessível por San Severo.
Foram três horas de viagem, mais ou menos, por um trajeto que vai beirando o mar, lindíssimo. Mais uma vez, nada de planícies: a cidade tem altos e baixos. A costa adriática parece ser toda assim, recortada e com falésias.
O lugar é bem badalado, tem turistas de diversas nacionalidades, ao contrário de Polignano, onde só aparecem aqueles de outras partes da Itália. E talvez seja por isso que Vieste deixa de ser tão interessante. Aqui, achei tudo um pouco descuidado, largado. Pode ser um problema administrativo, também, não sei. Enfim, se você tiver que escolher... vá para Polignano.
É possível que minha percepção tenha ficado um pouco distorcida, pois está fazendo um frio esquisitíssimo aqui. Apesar do sol (à noite choveu), corre um vento simplesmente gélido, o tempo todo. Quando saí hoje de manhã, pensando em ir à praia, pois queria experimentar a areia européia, comecei imediatamente a sentir uma dor de garganta enorme. Era um vento tão, mas tão forte, que, no meio do caminho, tive que ir comprando roupas pra me aquecer, já que tinha saído de biquíni e vestidinho. Inocente, eu... No final do passeio, estava com um outro vestido por cima, um casaco e um cachecol!!! Agora vou ter que arrumar lugar na mala pra isso tudo! :–(((
Andei um tanto, tirei umas fotos... o céu foi ficando fechado. Eu tinha visto no “meteo it” (ótimo site de previsão meteorológica da Itália) que a temperatura ia cair, mas lá tava informando 21 graus... e eu juro que, naquelas rajadas de vento, devia estar uns 10!!! Resolvi sentar pra comer num dos restaurantes do centrão histórico. Pedi: carne com legumes grelhados. E também uma bebida que queria experimentar. Chama-se limoncelo. É tipo um licorzinho de limão. Pedi tudo “insieme” (junto) e a atendente me olhou com uma cara de espanto. Eles nuuuuuunca comem tudo junto aqui. É aquele protocolo: antipasto, primo, secondo... Me deixa ansiosa. Vocês sabem que eu como rápido... -)))
Foi uma das melhores comidas que já provei na vida. Não me pergunte a razão. Deve ser porque estava cheia de sal, gordura e temperos. Eu nem liguei: comi tudo.
Aqui na Itália eles parecem não se importar muito com a estética corporal. Tem muita, mas muita gente gordinha. Você não encontra produtos “light” e “diet” como aí no Brasil. No máximo, uma coca light, no Mac Donalds. Adoçante? Tem que pedir em separado pro garçom, porque ninguém usa.
Depois do almoço começou a pingar uma água gelada do céu. Eu olhei... tava tudo preto! Apressei o passo e, quando entrei no hotel, as gotas já estavam grossas. Vim pro quarto e jurei que nada me tira daqui nas próximas horas. Até porque estamos no horário fantasma. Só me resta dormir mesmo. Tai uma prática que os brasileiros deveriam imitar.
Vou postar umas fotos. Beijos pra todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário