domingo, 13 de junho de 2010

Polignano no domingo à noite

Muitas coisas legais hoje.
À tarde fomos caminhar no centro histórico. Não tem muita coisa aberta por aqui antes das seis da tarde. Estamos em Búzios. :-)))
Queria almoçar algo leve, mas não achei. O mais parecido com “comida” que eu encontrei foi uma coisa bem típica das cidades turísticas aqui na Itália, que é o menu turístico. É uma “refeição completa”, que inclui antipasto (entrada), primo (uma massa), secondo (uma proteína) e contorno (acompanhamento). No final, sobremesa. O custo médio é uns 12/15E.
Sintetizando o almoço, pra isso aqui não virar blog alimentício, comi orechietti com carré. Isso. Macarrão e carne de porco. Algo assim impensável na minha rotina brasileira.
Ao sair de lá, já havia umas lojas abertas, de quinquilharias “típicas”, objetos de decoração, produtos polignaneses. Minha irmã adora isso e, portanto, ficamos batendo perna.
Como o tempo passa rápido aqui. Pisquei os olhos e já tinha chegado a hora da missa. Eu tava com muita vontade de participar, pois adorei a do ano passado.
O padre não era o mesmo. Apareceu um mais novinho e menos engraçado do que o anterior. Muito compenetrado, falava um italiano que deu pra entender tudo. Aliás, minha irmã comentou isso e eu também já percebera: não ouvimos muito dialeto dessa vez. Não sei se é porque ta cheíssimo de turistas por aqui, de outras partes da Itália, que, no verão, “vanno al mare”. É uma expressão bem característica daqui, que significa algo como passar as férias (ou feriados) no litoral.
Depois da missa, a rua tava lotada de gente. Fomos andando, andando... eu quis ir à praça principal (Aldo Moro), pra ver se tinha alguma coisa. Quando dobramos a esquina... demos de cara com um mundo de luzes coloridas! A decoração tava toda acesa! Lindo, maravilhoso!!! Tirei fotos pra vocês verem.
Ah, gente, quanto às fotos. Eu diminuí a resolução da máquina. Mesmo assim, o sinal é fraco demais pra carregar. Se não me engano, algum dos hotéis onde vou ficar, mais pra frente, tem internet free. Aí eu tento postar as imagens.
Bem. To hiper cansada. Vou dormir e amanhã conto mais novidades.
Deixo vocês como uma expressão bonitinha que ouvi hoje na missa: “Dio vi custodica”. Significa “Deus os proteja”. :-)))

Nenhum comentário:

Postar um comentário