segunda-feira, 28 de junho de 2010

Porto Cesareo

Tá, eu admito. Porto Cesareo é mais bonito que Polignano. Porto Cesareo é mais bonito que tudo.
Escolhi esse destino pelo Google Earth. Pesquisei toda a costa da Puglia e, onde eu encontrei o mar mais clarinho, marquei no mapa. Era Porto Cesareo.
O Google Earth não me enganou.
Estava na dúvida se ia à cidade ou não. É meio difícil chegar lá, tem que pegar um ônibus, o ponto é longe, tem poucos horários... mas eu ainda tinha hoje e amanhã pra ficar em Lecce. Já vi bastante daqui. Tinha duas opções relativamente viáveis fora. As duas ficavam do lado do mar Jônico, que eu queria ver. Uma delas era Gallipoli, cidade maiorzinha, com várias opções de ônibus, com um centro histórico importante... mas aquele mar verde falou mais alto. Concluí que, se era pra sair daqui, valia mais a pena tentar algo bem diferente. Gallipoli é Lecce em miniatura, na beira do mar. Porto Cesareo é... o mar.
Peguei a condução no horário de meio dia. Fui pela STP. A viagem durou uma hora, mas podia durar menos, pois não é tão longe. É que o ônibus passa em um monte de outras localidades antes: San Pietro in Lama, Copertino etc.
O ponto final é na Piazzale S. Pertini. Eu achei que fosse longe da praia, mas não. Facinho de chegar. É só pegar a Via A. Piccinni e ir até o fim dela. Fui fazendo um mapinha no super caderninho que levo pra todo lugar comigo, a fim de não me perder na volta.
A rua acaba numa murada de pedra, baixinha, e do outro lado já tem areia. Quando pisei nela e olhei pra frente, pra achar o mar, meus olhos viram a cor mais linda de todo o espectro: um verde misturado com azul tão, mas tão, mas tão claro, que chega a ofuscar a vista da gente.
Não acreditei naquilo. Olhei bem, olhei de novo, passeei minha visão por aquele paraíso esverdeado. Muito longe, algumas pessoas caminhavam dentro do sossegado Jônico. Era uma enseada rasinha. Fui andando na direção do mar.
Molhei meus pés na água morna. Caminhei um tempo naquela marola suave, até que, ao pisar numas pedras que tinham musgo, escorreguei e levei um tombo. Nada sério, mas achei melhor continuar pela areia.
Eu não tinha muito tempo, pois a última condução para Lecce partia às 15 horas. Fui beirando a orla e tirando uma infinidade de fotos, de todos os ângulos. Por mais descuidada que eu fosse, tudo saía lindo, pois não tem como tirar foto feia dali.
Tinha visto no meu guru, o Google Earth, uma praia tão bonita quanto aquela um pouco mais adiante. Não tinha muita idéia de quanto era esse “um pouco”. Sabia que tinha que atravessar uma espécie de marina, um portinho, pra chegar nela. Caminhei, caminhei... e nada da praia aparecer. Já tava distante e, por isso, desisti, com medo de perder o ônibus. Nessa hora me deu fome, mas, como estávamos na hora fantasma, só encontrei aberta uma enorme sorveteria. Bem. O cardápio de hoje, vocês já sabem...
Ao alcançar a praia inicial, tirei ainda mais algumas fotos e me dirigi, bem devagarinho, à praça, pra tomar a condução. Dei umas andadinhas em volta e tirei fotos de coisas que julguei interessantes, pra colocar no blog: B&B, imobiliária, horário dos ônibus. Acabei descobrindo que tinha uma outra empresa, com mais horários, que fazia a linha Lecce- Porto Cesareo. É uma tal de Chiffi. Mas só tem no verão (mais ou menos de junho a agosto).
Chegando em Lecce, ainda fui andar mais, pois estava no fim da hora fantasma e eu queria comprar um cadeado (porque a inteligência aqui cometeu o erro número um do turista distraído: trancar a mala com as chaves dentro – e um funcionário do hotel teve que arrebentar o fecho...). Não achei. Só servia aquele com lacre de fio de aço, já que o fecho ficou destruído e eu vou ter que trancar no fecho-eclair. Ou não, né? Vai sem lacre mesmo.
Bem, gente, eu to pregada. Além do cansaço físico e da dorzinha da queda, foi uma emoção muito forte conhecer Porto Cesareo. Consumiu minhas energias. Vou pra caminha.
Beijos, fiquem com Deus. E com as fotos, que seguem adiante.

2 comentários:

  1. querida... nao sei se daqui da minha casa eu acho aí mais bonito q Polignano mas q lugar lindissimooooooooooo
    Detalhe eu conhecendo ja c autoridade os lugares todos q vc conheceu so por causa do blog rsrsrs Comedia....
    beijusssss

    ResponderExcluir
  2. Megs, assim que eu tiver um tempinho mais longo eu posto mais fotos! O troço é lindo meeeeeeeeeeeeeeeesmooooo!!!
    Beijussssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir