terça-feira, 15 de junho de 2010

Polignano - dia... não sei mais

Pois é. Aqui a gente perde a noção do tempo.
É engraçado, o ritmo de vida, aqui. A cidade, como havia comentado, vive da agricultura, pesca e turismo. Então, só o que se vê, além do "setor primário", é um comércio bastante incipiente. A tradução italiana de Búzios - sem direito a royalties...
Parece só haver adolescentes e idosos, aqui. Não sei onde fica a faixa etária do meio. Talvez fora, em Bari, trabalhando... ou estudando na Universidade... Tudo é devagar em Polignano (exceto o trânsito, tão louco como em toda a Itália - e o dialeto). As vovozinhas passam o dia inteiro limpando: a calçada, as varandas, as roupas, as maçanetas das portas... os vovôs sentam nas praças e ficam vendo não sei o quê passar. Os jovens namoram em todos os inúmeros cantinhos, vielas e nichos que tem aqui pra fazer isso. O resto é o turismo: o mar, os barcos, as grutas marítimas, os restaurantes de peixe, o centro histórico e... San Vito. Esta é Polignano.
Ontem à noite fui à Cala Paura ver a chegada da procissão marítima. É lindo demais. Barquinhos com luzes acesas percorrendo a costa, atrás da imagem do santo, que vai numa embarcação maior. Na chegada, toda a cidade esperando, San Vito desembarca e vai até o altarzinho em frente à Igreja matriz.
Não fui à celebração no centro histórico, pois estava cansada. Minha irmã, que está animadíssima, não quis perder o evento.
Morri de pena, pois, quando ela chegou, me contando os detalhes da festa, disse que ela fora conduzida por um padre muito engraçado. Poxa! Perdi... era o padre da missa do ano passado. Ainda nas palavras dela, o sermão mais solene da festa mais solene da cidade começou assim: "Antes de mais nada: alguém sabe quanto foi o jogo?" (na hora da festa, a Itália estava fazendo sua estréia na Copa do Mundo). Que figura...
Hoje de manhã, nosso último dia completo na cidade, acordamos com muita preguiça. Depois do café, pretendíamos ir até a Abbazia San Vito, uma igreja histórica que fica a três quilômetros. Mas estava um sol medonho, muito calor, e nós desistimos. Andamos apenas a metade do caminho, chegando até a uma praia de pedras deliciosa. Molhei meus pezinhos, catei mais pedrinhas e voltamos. Agora vamos sair pra almoçar, provavelmente na Salsamenteria. Depois eu conto o cardápio. :-)))]