domingo, 28 de março de 2010

Salento

A região do Salento (não chega a ser, tecnicamente, uma região, mas sim um pedaço de uma - a Puglia) é, como eu disse, o salto da bota. O que faz dela uma zona extremamente estratégica, pois encontra-se junto ao mar Jônico e Adriático. Já foi invadida por uma infinidade de povos, tratando-se, assim, de um lugar culturalmente muito rico.
A principal cidade dali é Lecce, considerada a "capital do barroco". Tem zilhões de igrejas e outras tantas edificações cheias de detalhes arquitetônicos cujos nomes eu já não lembro, mas que, em síntese, retratam temas da Antiguidade Clássica de forma exuberante e dramática. Enfim: over.
Estarei em Lecce, para ver os excessos artísticos lá existentes. Partindo ainda dessa cidade, pretendo visitar algumas localidades próximas, no litoral. As opções mais estruturadas são Otranto, a leste e, do outro lado do "salto", Gallipoli. Tem diversas outras praias que parecem sensacionais (vi no Google Earth), mas... cujo acesso é muuuuito difícil. Sem chance.
Locomoção, lá, aliás, parece ser algo bastante complicado. Em Lecce é fácil de chegar. Mas, no resto...
As opções são a Ferrovie del Sud Est, Ferrovie dello Stato da Lecce (STP) e um meio de transporte que parece um tanto alternativo (acho que só funciona no verão): Salento in Treno & Bus. Pelo que entendi, o mais interessante deles é o STP, tem mais horários e... funciona no domingo! Detalhe importante: quase NADA funciona no domingo na Itália, exceto nos grandíssimos centros (??? Preciso me cuidar, pois agora tem um professor de língua portuguesa acompanhando o blog...).
Eu li em algum lugar que o lado "jônico" do salto tem praias melhores do que o adriático, pois, neste último, há falésias que dificultam o acesso ao mar. Deve ser algo parecido com o que vi em Polignano.
No lado "bom", vi uma localidade que me chamou muito a atenção, fiquei alucinada pra conhecer. Chama-se Porto Cesáreo. Gente, olhem no Google Earth. O troço é lindooooooooo!!! Um mar turquesa todo transparente. Lá existe, inclusive, uma reserva marinha. O problema é, como sempre... chegar no tal lugar (deve ser por isso que ainda consegue se manter bonito). Bem. Talvez um dia, quando eu tiver coragem de alugar um carro e sair dirigindo sozinha pelas desconhecidas rotas italianas...
No Salento, a tradição dos Bed and Breakfast é bastante disseminada, o que pode reduzir um pouco o preço da hospedagem. Ainda não fechei os lugares onde dormirei, mas estou pensando em escolher um B&B. Espero, dessa vez, ter coragem suficiente pra encarar esse sistema e não mudar pra um hotel na última hora... :-)))
Por hoje, é só. Estou concluindo o roteiro e, assim que estiver pronto, explico como vai ser.
Beijos pra todos. Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário