sábado, 19 de junho de 2010

San Giovanni Rotondo

É a cidade onde viveu grande parte de sua vida o santo conhecido como Padre Pio. Sua devoção é muito disseminada na Itália e, ultimamente, também no Brasil. Isso talvez se deva ao fato de ele ter vivido em época “recente” (século XX).
San Giovanni é algo similar a Aparecida do Norte, no Brasil. Com infinitamente menos gente, é claro. Mas comporta um mundo de peregrinos. Tudo lá é monumental.
Eu pretendia ir à cidade ontem, mas estava cansada de ladeiras, por causa de Monte Santangelo. Deixei pra ir hoje e já sabia o que ia acontecer: como é sábado, o ônibus ia estar lotado de gente. Não deu outra.
Tem duas formas de chegar na cidade: saindo de San Severo e de Foggia. Há, também, duas empresas de ônibus que operam no percurso: a Ferrovia Del Gargano e a SITA. Esta última tem mais horários e foi nela que eu fui. Comprei o bilhete num bar perto da estação, pois o escritório da empresa vive fechado. Resolvi sair no ônibus de 10:30h.
Quando cheguei no ponto, bem em frente à estação ferroviária, tinha um mooooonte de vovozinhas querendo ir pra lá também. Elas a-do-ram o Padre Pio. Aliás, aqui em Foggia e na região do Gargano, tudo é Padre Pio. Como eu disse, é algo similar a Aparecida perto de Aparecida...
A viagem foi menor do que a de anteontem. Cheguei lá e tava um vento danado. Eu tinha ido de vestido, pois amanheceu super quente. É engraçado, isso, na Itália. Faz um calor medonho, mas venta gelado. Coisa estranha pra um brasileiro.
Quando o ônibus vai se aproximando da igreja dos franciscanos (Padre Pio era franciscano menor), a gente vê, à direita, uma gigantesca construção com a inscrição: “Casa Solievo della Soferenza”, que significa “Casa Alívio do Sofrimento”. É um enorme hospital construído por iniciativa do Padre, para aliviar o sofrimento dos doentes.
A igreja principal, Santa Maria delle Grazie, foi construída em anexo à igrejinha onde o Padre exerceu seu ministério. Um pouco mais atrás, foi erguida, recentemente, uma enorme igreja, toda moderna, lindíssima, com vitrais e mosaicos maravilhosos e precedida por um também imenso átrio, onde são realizadas cerimônias religiosas abertas. Do lado esquerdo, a via sacra monumental, que foi colocada na encosta do morro lateral.
Como vocês podem perceber, tudo em San Giovanni é gigantesco. Outra característica da cidade é que lá tem diversos serviços para atender as pessoas que sofrem: hospital, ambulatório, casa de idosos, centro de reabilitação etc etc etc.
Padre Pio tornou-se famoso por ter, em vida, manifestado diversos dons sobrenaturais, como os estigmas, por exemplo. Mas sua grande fama vem mesmo do fato de ter se preocupado sempre em aliviar o sofrimento alheio, especialmente o espiritual.
Bem. Não posso escrever muito. Meu braço tá doentinho. Só queria dar uma idéia pra vocês sobre San Giovanni. Postei também algumas fotos: vejam que linda a igreja nova.
Amanhã vou pra Vieste. Depois eu conto como foi.
Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário