"Hic domus Dei est et porta coeli".
É parte da inscrição sobre a porta direita do templo construído sobre a gruta onde apareceu o arcanjo Miguel. Significa: "esta é a casa de Deus e a porta do céu".
Trata-se de uma devoção antiquíssima da cristandade, que começou perto do ano 500. Na época, diz a tradição que um rico fazendeiro, cujo gado estava pastando pela região, perdeu um de seus melhores bois no campo. Fez-se uma busca no local, até que acharam o bichinho escondido no fundo de uma gruta. O fazendeiro, que estava muito aborrecido, quando o viu ali, atirou-lhe uma flecha, mas ela, ao invés de atingir o animal, tomou a direção de volta e feriu o próprio atirador. Todos os que viram ficaram espantados e foram procurar o bispo de Siponto (cidade próxima), para que ele explicasse o fato inusitado.
O coitado do bispo não sabia o que dizer. Mas, por via das dúvidas, mandou toda a cidade orar e fazer penitência por três dias. Nesse período, o arcanjo Miguel apareceu ao eclesiástico, dizendo que ele tinha feito bem em recomendar a penitência e que a gruta onde acontecera o fato sobrenatural era o lugar que o anjo escolhera como sua casa na terra. O bispo - coitado de novo - continuou perdido. Perguntou se devia consagrar o lugar (isto é, erguer ali uma igreja). O arcanjo respondeu que não, pois ele mesmo já havia consagrado. Então o bispo reuniu alguns clérigos e foi até lá para orar e, quando chegou, já havia um altar construído, com uma toalha vermelha em cima e, ao lado, na rocha, a marca dos pés do arcanjo.
Bem. Esta é a tradição. O que existe hoje é um imenso complexo, formado por capelas, museu, cripta e grutas. O lugar mais impressionante é a própria gruta da aparição, que é uma capela, mas ainda em formato de gruta. Infelizmente não dá pra tirar fotos lá dentro. Mas é realmente lindo.
Montesantangelo cresceu em torno deste complexo. É uma cidadezinha muito fofa, no alto de um monte, claro, com milhares de vielas, escadarias, becos sinuosos, um casario branco bem simples e, lá adiante, o Adriático, infinitamente azul turquesa...
Estive lá ontem. Não postei na volta pois estava muito cansada. E mesmo hoje não vou escrever muito, pois meu braço está doendo. Só queria dar uma ideia da história da cidade. Vou postar as fotos. Elas descrevem melhor do que eu como o lugar é encantador.
Fiquem com Deus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário